A nona edição do Proença Cross Trail, a 8 de fevereiro de 2020, será novamente parte dos campeonatos nacionais de Trail Running.

A próxima edição contará ainda com um acréscimo de responsabilidades, pois a distância mais curta será séries 150 do Circuito Nacional - Campeonato Nacional de Trail. Este circuito, organizado pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, elege os campeões nacionais desta modalidade desde 2013. A distância mais longa faz parte da série 100 do Circuito Nacional de Trail Ultra 19/20.

O Proença Cross Trail nasce em 2012, numa altura que esta modalidade começava a crescer em Portugal. É hoje dos mais antigos “trails” Portugueses. Em 2020, na sua nona edição, o evento manterá o conceito que sempre norteou: Correr na natureza. Correr de forma segura e, a quem lhe for permitido, correr rápido. Um percurso desafiante, divertido e com passagens por locais muito bonitos.

A organização está a aproveitar este evento para, e em conjunto com os empresários locais, desenvolver um conjunto de iniciativas que tragam mais pessoas até a Proença-a-Nova numa época tradicionalmente baixa. O facto de ser séries 150, trará também com isso, algumas centenas largas de participantes.